Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

AS LINGUAGENS DA PSICOSE


Trecho da interessante matéria publicada no site Pesquisa FAPESP

As linguagens da psicose

CARLOS FIORAVANTI | Edição 194 - Abril de 2012

"Para os psiquiatras e para a maioria das pessoas, é relativamente fácil diferenciar uma pessoa com psicose de quem não apresentou nenhum distúrbio mental já diagnosticado: as do primeiro grupo relatam delírios e alucinações e por vezes se apresentam como messias que vão salvar o mundo. Porém, diferenciar os dois tipos de psicose – mania e esquizofrenia – já não é tão simples e exige um bocado de experiência pessoal, conhecimento e intuição dos especialistas. Uma abordagem matemática desenvolvida no Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) talvez facilite essa diferenciação, fundamental para estabelecer os tratamentos mais adequados para cada enfermidade, ao avaliar de modo quantitativo as diferenças nas estruturas de linguagem verbal adotadas por quem tem mania ou esquizofrenia." >>Ler mais...

Como o estudo foi feito: "os entrevistados relatavam um sonho e a entrevistadora convertia as palavras mais importantes em pontos e as frases em setas para examinar a estrutura da linguagem."
Sem dúvida é uma interessante matéria, vale a pena conferir...

fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/

Também não deixem de ler nosso estudo completo...

pdf: QUALIDADE DE VIDA DO PORTADOR DE ESQUIZOFRENIA E SEUS FAMILIARES NO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA-SP

Por que devo ler esse Estudo?

“Espera-se que com informações oferecidas, os familiares passem a identificar e entender que alguns comportamentos do parente doente devem-se à doença.”(SCAZUFCA, 2000).

0 comentários:

Postar um comentário