Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

HISTÓRIA DA ESQUIZOFRENIA



por Muriel Pereira das Neves

História da Esquizofrenia

“Kraepelin foi o primeiro autor que a classificou, chamando-a “demência precoce”. Posteriormente, Bleuler a chamou de “Esquizofrenia”. (ESPINOSA, 2000). “Eugen Bleuler em 1911 descreveu a esquizofrenia como grupo de transtornos caracterizados por alucinações, delírios e desorganização do pensamento em pacientes jovens previamente sadios.” (Wyatt, 2001 citado por QUARANTINI, et al. 2005). “A descrição de deterioração nas funções cognitivas e na personalidade, bem como delírios de grandeza e paranóia, já existiam no século XV A.C.” (SILVA et al. 2000).

Esquizofrenia

Esquizofrenia inclui um grupo de estados patológicos inter relacionados.
“...existem causas orgânicas demonstráveis ou déficit intelectual, sendo completamente abrangente, já que afeta todas as dimensões da existência do indivíduo.” (Azevedo, 2007)
A esquizofrenia é um transtorno psíquico sério, julgado como personalidade dividida cujo diagnóstico ainda está em estudo, pois é uma das principais causas de incapacitação de pessoas em todo mundo, talvez por afetar a capacidade intelectual e interferir na realidade social. (ESPINOSA, 2000) (VILLARES, 2000) (Azevedo, 2007) (SILVA et al. 2000)





0 comentários:

Postar um comentário